terça-feira, 29 de setembro de 2015

Premio






Desde 2005, o Prêmio Professores do Brasil divulga e premia diversos projetos inovadores realizados nas escolas públicas de todo o País. Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), o principal objetivo é dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas por professores, desde a educação infantil até o ensino médio.
Nesta 8ª edição, serão selecionados até 40 trabalhos, oito por cada região do País. Os autores dos trabalhos premiados receberão R$ 6 mil, troféus e certificados. As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas on-line até dia 22 de setembro.
Os primeiros colocados em cada uma das oito subcategorias terão um adicional de R$ 5 mil. Além disso, as escolas em que foram desenvolvidas as experiências vencedoras ganharão placa comemorativa.
Podem concorrer ao prêmio professores atuantes nos sistemas públicos de ensino e em instituições comunitárias, filantrópicas e confessionais que mantenham convênio com as redes públicas de educação básica.

Projeto escolar incentiva o hábito e gosto pela leitura




Promover a alfabetização por meio do hábito e gosto pela leitura foram alguns dos objetivos desenvolvidos pelo projeto ‘Literar é só começar’, vencedor da 7º edição do Prêmio Professores do Brasil na categoria 'anos iniciais do ensino fundamental'.
De acordo com a professora e idealizadora do projeto, Silvia Gonçalves, a iniciativa realizada com alunos do 2º ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Alexandre Pereira Lima, de Senador Canedo (GO), surgiu logo após um diagnóstico da realidade social dos alunos. “Ao assumir a turma, percebi que além de desmotivados a maioria não sabia ler nem escrever”, afirma.